OS 5 ELEMENTOS



Os 5 elementos e seus ciclos, são um dos aspectos mais importantes de todo o Feng Shui. Todas as curas usadas envolvem esses elementos.

A palavra chinesa que derivou essa tradução é Wu Hsing. Mais uma vez, é extremamente difícil traduzi-la. O termo Cinco Elementos tem sido usado extensivamente hoje em dia, razão pela qual iremos adotá-lo. Cinco Movimentos ou Cinco Energias expressam um pouco melhor o real significado. 

Acabamos de aprender que existe algo chamado CHI em tudo que existe. As observações dos antigos chineses levaram a descoberta de que em diferentes épocas do ano, dos meses e dos dias, existem algumas diferenças na energia presente na atmosfera. 

Os cinco elementos são 5 diferentes manifestações do Chi. Ou seja, o Chi primordial possui diferentes qualidades em certos períodos. Esses períodos são melhores entendidos como ciclos. Se dissermos que um ciclo é um acontecimento que se repete em determinado tempo, entenderemos todo o conceito da mudança do tipo de Chi, os Cinco Elementos.

COMO OS 5 ELEMENTOS OPERAM


Cada elemento possui qualidades próprias. 

Assim, o elemento água está relacionado à cor preta, ao rim, ao sabor salgado. Não entenda o nome "elemento" como um elemento. Ele denota uma qualidade, um tipo de energia, não um simples elemento.

Ciclo de Geração: Mais conhecido como ciclo produtivo. Cada elemento gera ou produz outro. Assim, água gera madeira (regamos plantas com água), madeira gera fogo (ocorre a queima), fogo gera a terra (transforma-se em cinzas), terra gera metal (retiramos o metal da terra), metal gera água (metal se liquefaz em água).

Ciclo de Enfraquecimento: O ciclo contrário ao ciclo de geração. Ao mesmo tempo que madeira queima gerando fogo, ela perde suas próprias energias.

Ciclo de Controle: Também conhecido como ciclo destrutivo. Aqui vemos que um elemento pode controlar o outro, ou seja, pode exercer sua influência. Água apaga o fogo, o fogo derrete o metal, metal corta a madeira, a madeira (árvore) retira substâncias da terra, e a terra suga a água, ou a terra suja a água.


MANIFESTAÇÃO DE CADA ELEMENTO


Fogo: luzes, cor vermelha, candelabros, velas, incensos
Terra: vasos, cerâmicas, esculturas em pedra, cor amarela e marrom
Metal: elementos em metal, como esculturas ou ornamentos
Água: aquários, fontes d'água, cor preta e azul
Madeira: plantas vivas


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.