Primavera e Feng Shui: Estação das flores e das cores


A primavera despede-se do inverno trazendo, portanto, as energias do nascimento, crescimento, renovação e expansão.

A primavera é geralmente considerada uma estação feliz, especialmente para aqueles que vivem em áreas onde o inverno é frio e escuro. A primavera traz consigo dias mais longos, mais sol, o renascimento das plantas e mais atividade. Mas, para muitos, os meses da primavera também podem trazer irritabilidade, ansiedade, problemas de sinusite, crises de alergia e até resfriados.



Observação

Através da prática da observação  nos conscientizamos do que sentimos, fazemos e comemos. Mesmo com a correria do dia a dia, excesso de atividades e informações, precisamos reservar alguns minutos de silêncio para simplesmente nos observar.


Movimento: 

O Fígado precisa de movimento e você também; então saia e faça longas caminhadas na natureza, observe as mudanças que acontecem ao seu redor e convide mudanças para entrar. Participe de uma aula de exercícios ou yoga.

– Atividade física

Escolher uma atividade física prazerosa, que possa ser feita diariamente. Pois, é através do movimento do corpo que a circulação é ativada, então, eliminamos toxinas pelo suor, a mente se acalma e conseguimos enxergar a vida com maior clareza.

– Passeios ao ar livre

Fazer passeios, principalmente ao ar livre em contato com a natureza, respirar profundamente e se nutrir da cor verde promovem uma regeneração celular mais vigorosa.

– Proteger-se do vento

Quanto expostos ao vento que ocorre na primavera é importante proteger o pescoço com um lenço ou uma blusa de gola alta, principalmente quando estamos cansados ou nos sentindo fragilizados.


Alimentação na Primavera:

A primavera é a época de iniciar uma dieta mais saudável e eliminar as toxinas para que o Fígado possa fazer seu trabalho com mais eficácia. Comece eliminando alimentos que estressam o Fígado, como alimentos fritos ou muito gordurosos. Açúcar e farinha branca devem ser eliminados ou minimizados, e alimentos com conservantes químicos e corantes alimentares devem ser evitados. Não coma demais. Tente comer devagar, saboreando os sabores. Desfrute da abundância de alimentos frescos que estão começando a chegar ao mercado.

Escolher alimentos próprios da estação, pois estão de acordo com o tempo, a terra e o clima e não precisam de estímulos para a sua produção. Dê preferência, principalmente às frutas, verduras e legumes orgânicos que são livres de agrotóxicos.

– Frutas

Frutas como abacaxi pérola, abiu, acerola, amêndoa, ameixa nacional, banana-nanica, banana-prata, caju, grapefruit, jabuticaba, kiwi, laranja-lima, laranja-pera, maçã Fuji, mamão formosa, manga, melancia, melão, mexerica, nectarina nacional, nêspera, pêssego tangerina murcote são bem acolhidas pelo Fígado.

– Legumes

Legumes como abóbora, abóbora japonesa, abobrinha italiana, alcachofra, batata-doce amarela e rosada, berinjela comum, cará, cenoura, cogumelo, ervilha, ervilha-torta, fava, inhame, maxixe, nabo, pepino japonês, pepino comum, pimentão amarelo, verde, vermelho, tomate e vagem também beneficiam o órgão regido pelo elemento Madeira.

– Verduras

Entre as verduras que tonificam o Fígado posso sugerir: agrião, alface, alho-poró, almeirão, aspargos, beterraba, cebolinha, brócolis, cenoura, chicória, couve, couve-de-bruxelas, couve-flor, endívias, erva-doce, espinafre, louro, orégano, mostarda, rabanete e rúcula.

– Peixes

Peixes como atum, biru, carapau, cascudo, castanha, corvina, jundiá, lambari, mandi, mangona, meca, piau, sardinha, savelha, tambica, tilápia, traíra, tucunaré, vira e xixarro equilibram as emoções do órgão da Primavera.  


Hidratação:

Hidrate Seu Corpo, beba de oito a dez copos de água diariamente. Use água filtrada, não gaseificada. Adicionar um pouco de suco de limão dá um sabor agradável e o limão nutre o fígado.


Novas práticas:

Deixe de lado velhos ressentimentos e comece de novo: Rancores e ressentimentos são indigestos e podem causar danos à energia do Fígado. Pratique o perdão.


Comece algo novo:

Assuma o risco e tente algo novo, pense no que você gostaria de tentar, mesmo que pareça bobo ou assustador. O pequeno e delicado broto nunca saberia seu potencial se ficasse seguro dentro de sua semente… comece a brotar e seja brincalhão.


Boa sorte e muito Sheng Chi, 

Raquel Reis.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.